sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Clube de Xadrez de São Paulo

A nossa querida enxadrista Jussara Chaves Garcez Leme, como presidente do CXSP, divulgou nesta última sexta-feira uma séries de atividades que ocorrerão no Clube de Xadrez de São Paulo com o intuito de manter vivo este local de combates e comfraternização dos enxadristas paulistas. O clube depende unicamente da comunidade de jogadores, associados do CXSP ou não, no trabalho para a superação dessa crise.

Vamos participar!!

post by Ellen Giese

Xadrez Feminino em Piraí do Sul

De 20 a 27 de agosto realizou-se em Piraí do Sul - PR, o Campeonato Municipal de Xadrez Convencional Feminino, mostrando que existe um trabalho de renovação no cenário esportivo local. Fabiana Rodrigues de França (foto) foi a grande campeã, seguida pelas enxadristas Amanda Zadra Busquete e Denise Rentz Bueno. Parabéns a todos os grandes campeões Piraienses de 2007!!

enviado por Maurides Júnior

post by Ellen Giese

Mensagem (mini-crônica) do Blog

Meninas, vejam só o que aconteceu: de uma idéia "por acaso", de uma dúvida do tipo "será que vai dar certo?", para uma realidade - virtual, ainda por cima!

10.000 acessos! Dez mil acessos! 10 mil acessos!

Conseguimos, meninas.

Quero agradecer especialmente minha querida amiga Ellen, que tanto colabora aqui e que comprou a idéia como eu nunca imaginei que faria. Obrigada mesmo, Ellen.

Taís Julião (Desta vez eu vou assinar.)

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Paraná em destaque

Daiane Cristina Hornes (foto) foi o destaque feminino da Etapa SESC da Esquina (CIRCUITO DE XADREZ FEXPAR 2007), que integrou o VII Circuito de Xadrez Escolar de Curitiba nas categorias Comunidade e Empresas e contou com a presença do GM Jaime Sunye. O evento foi realizado em Curitiba-PR e contou com a presença de Mariana Sebastiani, Marsane Della-Flora e Juliana Santos. Parabéns!!
post by Ellen Giese

Xadrez Feminino em Goiás

Daniela Braun, de Chapadão do Céu, foi o destaque feminino no Circuito Rioverdense de Xadrez Rápido 2007. Natany Cardoso (Rio Verde) e Aline Maria Dos Santos (Chapadão do Céu) também abrilhantaram o evento. Parabéns meninas!!

Muito lindo este tabuleiro super feminino da Hello Kitty, não resisti e tive que postar!!

Nós agradecemos a leitura do nosso blog e as sugestões e críticas recebidas. 10000 acessos!!

post by Ellen Giese

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Xadrez Feminino em Cravinhos

Daphne Jardim foi o destaque feminino (9º lugar geral) da 2ª Etapa do Circuito 21 minutos de Cravinhos. Stephanie Andrade (Cravinhos) e Kaiene Capato (Batatais) foram as outras enxadristas melhores colocadas. Parabéns meninas!!



post by Ellen Giese

domingo, 26 de agosto de 2007

Ana Vitória é destaque em Cuiabá

Ana Vitória foi o 3º Lugar geral do Torneio Memorial Capablanca realizado ontem na cidade de Cuiabá - MT. O campeão do torneio foi o internacional Luis Rodi. Parabéns!!

post by Ellen Giese

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O Xadrez é Realmente Importante!!

Não deixem de conferir a crônica escrita pela vice-campeã paulista Taís Julião sobre suas impressões sobre o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez. Apaixonada por este esporte-ciência-arte, Taís nos convida à uma releitura deste esporte tão apreciado por nós e nos deixa com vontade de que a segunda edição deste encontro chegue logo!!
Confira em Clube de Xadrez.


post by Ellen Giese

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Xadrez Feminino no Vale

A 6ª Etapa de Xadrez Rápido do Vale Paraibano ocorrida no último domingo na cidade de Caraguatatuba, contou com a expressiva participação de 34 enxadristas no torneio feminino. A grande campeã do dia foi Ana Vitória Pinto, de Caragua. A vice-campeã foi Ana Carla Fernandes Costa (Jacareí) e a 3ª colocada foi a paulista Érica Asato. Parabéns à todas pela participação!!!



post by Ellen Giese

Festival Mineiro da Juventude Rápido

No último dia 18 aconteceu em São Sebastião do Paraíso/MG o Festival Mineiro da Juventude Rápido. O torneio foi dividido em 5 categorias no feminino de acordo com a idade. A divulgação do torneio ficou ao cargo do Clube de Xadrez. Confira as primeiras colocadas de cada categoria:

Sub 8 feminino
Maria Clara R Almeida (SS Paraíso)
Ligia Eduarda Araújo (Nova Resende)
Mariana Barbosa Lito (SS Paraíso)
Sub10 feminino
Liliane Silva Pádua (Itaú de Minas)
Maria Eduarda Navarro (Muzambinho)
Júlia Ignez Lopes (SS Paraíso)
Sub 12 feminino
Isabela Fernandes (Itaú de Minas)
Marina Rosa Rezende (Pedralva)
Lais Barros Bustamanti (Pedralva)
Sub 14 feminino
Gabriela das Dores Guilere (Nova Rezende)
Jéssica Aparecida Avelar (SS Paraíso)
Sub 18 feminino
Giovanna Costa Paschoini (SS Paraíso)
Ana Luisa Guimarães (Araxá)

Parabéns à todas as participantes!!!

post by Ellen Giese

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Blog Xadrez Feminino é tema de palestra no I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez

Realizou-se neste final de semana, de 17 a 19 de Agosto de 2007, na cidade de Santos, litoral de São Paulo, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez, sob organização da Academia Brasileira de Cultura e Xadrez (ABCX), com apoio da Federação Paulista de Xadrez (FPX), Editora Artmed e SESC-Santos.

O evento abarcou diversas atividades relacionadas ao jogo de xadrez, evidenciando cada vez mais o potencial de nossa modalidade, não se restringindo, assim, somente ao aspecto competitivo.

Destaque para a instituição do Dia Nacional do Livro de Xadrez, a ser comemorado regularmente no dia 17 de Agosto. Esta proposta pioneira visa destacar não só a importância de se preservar a memória do xadrez brasileiro, mas também incentivar a cultura de leitura de modo geral em um país de poucos leitores.

As palestras, por sua vez, contaram com uma proposta ousada: abordar o jogo de xadrez a partir de diferentes perspectivas, na voz de pessoas que compartilham em comum não a técnica, mas sim o amor e dedicação ao esporte-arte.

Para a nossa felicidade, o xadrez feminino foi tema de uma das palestras, na qual Taís Julião falou sobre o Blog Xadrez Feminino no Brasil, narrando sua história e seus projetos. O texto completo da apresentação será em breve divulgado.

Visão geral da palestra Xadrez e Comunicação: Blog Xadrez Feminino, uma iniciativa pioneira no Brasil.


Informações completas sobre o evento podem ser acessadas no site da ABCX.

O Blog Xadrez Feminino no Brasil agradece publicamente o espaço de divulgação de nosso trabalho, iniciativa esta que demonstra não só o reconhecimento de uma iniciativa, mas principalmente engrandece as conquistas que o xadrez feminino alcançou e ainda pode alcançar com organização e respeito de todos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Tatiane Coelho é destaque feminino

A atual campeã paulista e campeã brasileira universitária Tatiane Coelho foi a campeã da categoria feminina do XXX TORNEIO MEMORIAL JÚLIO GUERRA, 8ª etapa do Circuito Solidário, realizado neste domingo, dia 19, na 'Casa Amarela' em Santo Amaro, capital. O torneio arrecadou 60 kg de alimentos não-perecíveis. Agatha Hurba Nunes foi o destaque infantil sub-12 anos.
Agatha Hurba Nunes
Tatiane Coelho
Parabéns meninas!!
post by Ellen Giese

domingo, 19 de agosto de 2007

Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino 2007

A carioca Grasielle Cristina Menezes é a nova campeã brasileira juvenil, somando 6,5 pontos no torneio realizado em Petrópolis de 15 a 19 de agosto. Com o mesmo número de pontos, a vice-campeã brasileira juvenil é a paulista Diana Medina. Destaque também para a carioca Vanessa Faustino Luiz que ficou em 3º lugar no torneio somando 6 pontos.
Parabéns à todas as participantes!!

post by Ellen Giese

14ª Etapa Circuito 21 minutos FPX

Durante o 1º Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez realizado em Santos no último final de semana aconteceu a 14ª Etapa do circuito 21 minutos FPX. O campeão do torneio foi o MI Krikor Mekhitarian. O destaque feminino no torneio foi a enxadrista de Jaú Samantha Celeste Aquino, seguida por Thais Maia Januário e Renata de Luna Lopes. Parabéns meninas!!

Em breve mais informações sobre o brilhante evento!!

post by Ellen Giese

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Xadrez Feminino no Ceará

Janete De Alcantara Mateus foi a campeã feminina do II Festival Mombacense de Xadrez, classificatório para a SEMI-FINAL do Campeonato Cearense Absoluto 2007. Na categoria juvenil, destaque para Robenilda Alves Da Silva e na categoria infantil, destaque para as enxadristas Brigina Nara Araujo Ferreira e Aline De Araujo Fialho. Parabéns meninas!

Post by Ellen Giese

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Xadrez Feminino no Distrito Federal.

Neste último sábado, dia 11, na cidade de Gama - DF, realizou-se a Copa Max Burguer de Xadrez. A prova foi vencida por José Roberto Oliveira Jr., que somou 5 pontos.
Destaque para as participações femininas de Sara Leal - melhor colocada -, Ana Paula Carvalho e Sara Aquino.


Parabéns meninas!

Atuações femininas em São Paulo.

Neste último sábado, dia 11, aconteceu em São Paulo o Torneio Clube Escola, no Clube de Xadrez de Pirituba, com promoção da Liga de Xadrez. O campeão foi o MI argentino Leandro Perdomo, com 5.5 pontos.


No feminino, destaque para a WFM Juliana Terao (foto) com 4.5 pontos, ficando com a 4°colocação geral; a atual campeã brasileira Suzana Chang, com 3.5 pontos; e a atual campeã paulista Tatiane Coelho, com 3 pontos.

A prova contou com 36 enxadristas e distribuiu R$ 600, 00 em prêmios.




Parabéns a todos participantes!

domingo, 12 de agosto de 2007

7ª Olimpíada Estudantil de Santa Catarina - OLESC

Mais de 200 atletas disputaram a OLESC em Rio do Sul/SC. No feminino, a equipe de Blumenau foi campeã com 17,5 pontos, seguida por Concórdia com 16,5 pontos e São Bento do Sul com 15 pontos. Representaram a equipe de Blumenau as enxadristas Ana Paula de Oliveira, Cássia Gieseler, Cristiane Habitzreiter, Júlia K. Dittrich Silva e Bruna F. Kleine. Parabéns à todas!!

post by Ellen Giese

sábado, 11 de agosto de 2007

Zonal 2.4 da FIDE.


A WFM Paula Delai (foto) foi a representante brasileira no Zonal 2.4 da FIDE, realizado este ano de 1 a 7 de Agosto na cidade de Trujillo, Peru.

A atual vice-campeã brasileira somou 4,5 pontos em um total de sete rodadas, garantindo assim a terceira colocação. A campeã foi a WIM peruana Karen Zapata, com 6 pontos, seguida pela WFM também peruana Deysi Cori, com 5 pontos.

Maiores informações, incluindo as partidas, no site Ajedrez en Peru.


Parabéns a nossa representante brasileira!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Xadrez Feminino no Sergipe

Leni Tabak Medaglia foi o melhor feminino no Campeonato Sergipano de Xadrez Rápido realizado no último dia 04 em Aracaju. Destaque para a participação de Luana da Luz e Bianca Louise de Carvalho. Parabéns meninas!!



Post by Ellen Giese

Divulgação: I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez


(Clique para ampliar a imagem)

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Jogos Escolares do Mato Grosso do Sul

Alunos de Campo Grande e Três Lagoas são os vencedores do xadrez dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems) 2007. As partidas foram disputadas em Três Lagoas nos dias 4 e 5 de agosto. Os campeões de cada categoria representam o Estado nas Olimpíadas Escolares para alunos entre 12 e 14 anos, que será disputada em Poços de Caldas.
No feminino, a campeã foi Susana Boschetti da Silva, da Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, de Campo Grande. Depois de perder na estréia, a enxadrista se recuperou e garantiu o título no desempate. O vice-campeonato ficou com Geisa Freitas, de Três Lagoas e o terceiro lugar com Alexiani Zeviane, de Ponta Porã.



Fonte: http://xadrezms.blog.uol.com.br/

Post by Ellen Giese

Campeonato Paranaense Juvenil de Xadrez 2007

Juliana Luiza Choma (Ponta Grossa) é bi-campeã paranaense juvenil. Em segundo lugar ficou Daiane Cristine Prestes Hornes (Campo Mourão) e em terceiro a enxadrista Louise de Paula Lima (Ponta Grossa). Parabéns meninas!!


post by Ellen Giese

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Campeonato Baiano Feminino de Xadrez

Joseane Alves venceu com 6.5/7 o Campeonato Baiano Feminino de Xadrez, realizado nos dias 28 e 29 de julho passados em Vitória da Conquista. Parabéns!!



post by Ellen Giese

Campeonato Brasileiro de Xadrez Juvenil

Incluindo o Campeonato Brasileiro de Xadrez Juvenil Feminino
De 15 a 19/08 em Petrópolis - RJ. Participem!

http://www.fexerj.com.br/brasileiro07/
post by Ellen Giese

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Silvana Palandi é destaque feminino

Silvana Aparecida Palandi (Itapira) vence a 5ª Etapa do Circuito da Amizade realizada no último final de semana. Em 2º lugar ficou Letícia Gonzales (Santa Barbara D'Oeste) e em 3º Cássia Barel (Cordeirópolis). Parabéns meninas!!



post by Ellen Giese

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Campeonato Potiguar Feminino - Classificatório

Após última rodada eletrizante, foram definidas as classificadas para a Final do Estadual Feminino Potiguar. A campeã foi Joyce Macedo terminando a competição invicta com 4 pts; a vice-campeã e a terceira colocada também fizeram a pontuação da campeã: Brenda Lopes e Lênia Damasceno.
A prova foi realizada nos dias 28 e 29 de julho no Shopping Orla Sul, sendo uma promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez sob arbitragem do AR Maximo Igor Macedo. Destacou-se, também, a 7ª colocada, Carolina Alves, que classificar-se-ia em qualquer critério menos no sorteado; outra revelação foi a caçula da competição, Ellen Kosminsky, que apenas com 7 anos conseguiu 2 pts.

Fonte: http://www.xadrezpotiguar.com.br/

post by Ellen Giese

sábado, 4 de agosto de 2007

O XADREZ COMO INCLUSÃO ESCOLAR

A Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, em parceria com a Federação Paranaense de Xadrez Escolar, Universidade Federal do Paraná - Campus Litoral, Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR), Prefeitura Municipal de Paranaguá, FUMTUR, Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá e D´VICZ Marketing Esportivo, Paraná Esportes, promoveu dos dias 26 a 29 de Julho de 2007 no ISULPAR o II Simpósio O XADREZ COMO INCLUSÃO ESCOLAR "Uma Abordagem Alternativa para Gestão e Avaliação Escolar", e em paralelo o I Festival Brasileiro de jogos Pedagógicos, que compreende a COPA D´VICZ DE XADREZ ESCOLAR e o CIRCUITO CHESSLOBO DE XADREZ RÁPIDO.


O evento contou com mais de 1.200 participantes, com palestrantes do PR, SP, SC e a WGM Cubana Vivian Ramon. Iniciativas como essa valorizam o xadrez em sua função de eficaz ferramenta educativa, pois, além de desenvolver o raciocínio lógico, contribui significativamente para uma socialização eficiente. Parabéns, Paranaguá! O Presidente da CBXE Marcus Vinicius Lobo, agradece em especial ao Prefeito do município de Paranaguá Jose Baka Filho, ao Prof. Valdo Cavallet, diretor da UFPR - Campus Litoral, a Secretária Municipal de Educação Elvira do Rocio Bezerra Geraldo e ao Rafael Gutierrez (Fumtur), pelo total apoio dado e a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do evento, destacando ainda que a CBXE em sete meses de fundação e cumprindo um de seus objetivos, já capacitou em parceria com a UFPR mais de 1300 professores.



Enviado por Cleiton Santana (PR)
Post by Ellen Giese

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Mulheres...

post by Ellen Giese

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

VI Torneio Aberto de Inverno

Dia 28 de julho aconteceu a Fase Final do VI Torneio Aberto de Inverno da Galeria de Xadrez Borba Gato. Suzana Chang (foto) sagrou-se vice-campeã do Grupo B, que reuniu 42 enxadristas previamente classificados. Parabéns!!!



post by Ellen Giese

Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais

No último dia 29 aconteceu a 3.ª Etapa do Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais na cidade de Arapoti/PR. As melhores enxadristas colocadas desta etapa foram Rafaele Silva (foto) (Piraí do Sul), seguida por Camila Paiva (Arapoti), Laryssa Correa (Piraí do Sul), Leocádia Lima (Salto do Itararé) e Thaís Correa (Piraí do Sul).


Pontuação apurada do Circuito após 3 etapas - Melhores colocadas:

1. Rafaele Ferreira Silva (227, 67 / Piraí do Sul)
2. Laryssa Branger Correa (105,00 / Piraí do Sul)
3. Thaís Branger Correa (96,67 / Piraí do Sul);
4. Camila Paiva (47,33 / Arapoti)
5. Leocádia Chalita de Lima (31,00 / Salto do Itararé)

Parabéns meninas!!

Visitem http://www.xadrezpirai.blogspot.com/

enviado por Maurides Júnior
post by Ellen Giese

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Jogos Escolares do Paraná

A Fase Final dos JOCOP'S ocorreu de 10 a 15 de julho na cidade de Curitiba. Aline Leão (Cianorte) foi a campeã feminina B da modalidade de xadrez relâmpago. A campeã da categoria A na mesma modalidade foi Cíntia Leão, também de Cianorte.
Jéssica Cathcart (Tamboara) foi a campeã do xadrez rápido feminino B e Cíntia Leão (Cianorte) da categoria A. No xadrez convencional, a equipe campeã do feminino A foi de Sertanópolis, seguida de Paranavaí e São José dos Pinhais.
No xadrez convencional feminino B, a grande campeã foi a cidade de Tamboara, seguida por Cascavel e Curitiba.
Parabéns meninas!!

Meninas de Paranavaí e São José dos Pinhais

Meninas de Sertanópolis e Tamboara

Meninas de Cascavel
post by Ellen Giese